02/04/2025 às 18:05 5 dicas

BUFFET INFANTIL: 5 Detalhes que todo mundo esquece na hora de contratar um local para a festa da criançada.

11
4min de leitura

Leia em 5 minutos

Fazendo a cobertura fotográfica de eventos há muitos anos, tive a oportunidade de frequentar dezenas de buffets infantis em São Paulo e arredores. Nessa jornada, presenciei uma série de situações das mais variadas possíveis. Muitas delas afetaram significativamente a experiência dos clientes e convidados em um dia muito especial, no qual tudo deveria ter sido perfeito.

Pesquisando sobre o assunto na internet, notei que existem muitas informações sobre como escolher um buffet, mas quase ninguém comenta sobre alguns pontos importantes que observo no meu dia a dia.

Foi por essa razão que decidi escrever este artigo, elencando cinco aspectos que quase ninguém lembra de checar antes de contratar um buffet infantil.

 1 – Tamanho do espaço

 Não é incomum chegarmos a um buffet onde as mesas estão tão próximas que as cadeiras quase se tocam quando os convidados se acomodam. Isso, por si só, pode não parecer um problema, certo? Entretanto, é preciso levar em consideração que haverá profissionais precisando circular entre os convidados, e a falta de espaço, além de desconfortável, pode ser estressante e até representar um risco de acidentes.

Garçons, animadores, fotógrafos, cinegrafistas e até os próprios convidados precisam de espaço para circular entre as mesas. Já pensou que um garçom servindo bebidas pode derrubá-las sobre seus convidados por um esbarrão causado pela falta de espaço?

Portanto, é fundamental que a área útil do local escolhido seja compatível com o tamanho da sua lista de convidados.

 2 – Iluminação do espaço

 Pode parecer estranho para alguns e óbvio para outros, mas o fato é que, dependendo do seu objetivo, um lugar muito escuro ou muito claro pode comprometer a experiência da sua festa.

Se o buffet é infantil, particularmente, não acredito que ambientes muito escuros sejam adequados. Espaços com pouca luz remetem ao sono e, dependendo do horário, humor e personalidade das crianças, a festa pode não ser tão animada.

Outro fator a ser levado em consideração é que, se você contratou fotografia ou vídeo, a iluminação é essencial para um bom resultado. É possível realizar o trabalho sem a luz ambiente ideal, mas isso impactará negativamente na qualidade final das imagens.

Paredes escuras ou excessivamente coloridas, com tons muito saturados também prejudicam as fotos. Já para o teto, preferimos branco!

Dica: Se a festa acontecer de dia, avalie a possibilidade de contratar um buffet com bom aproveitamento de luz natural, que é geralmente mais bonita que a artificial.

 3 – Condição das instalações

 Essa dica parece óbvia para a maioria das pessoas, mas observo um certo desleixo por parte de alguns buffets quando o assunto é a infraestrutura.

Alvará de Funcionamento da Prefeitura, Licença da Vigilância Sanitária e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros são documentos essenciais, embora muitas pessoas sequer pensem em solicitá-los. Além disso, alguns detalhes também não podem passar despercebidos:

  • Banheiros: Verifique se há banheiros em número suficiente, se estão limpos, e se haverá limpeza durante o evento.
  • Brinquedos: Confira se estão em boas condições, sem pontas expostas ou danos.
  • Gerador de energia: Falta de luz acontece! Buffets sem gerador podem deixar você na mão.
  • Outros detalhes: Cadeiras com pernas frouxas, mesa de bilhar suja e rasgada e projetor falhando podem gerar desconfortos e constrangimentos.

Repare como a foto acima teria um grande potencial estético não fosse a mesa de bilhar estar tão suja. A remoção dos riscos de manchas levam tempo e acaba saindo bem caro tratar individualmente todas as fotografias feitas nesse local

 4 – Suporte aos fornecedores

 Decoradoras, doceiras, animadores, DJs, fotógrafos, cinegrafistas, entre outros, dependem da receptividade do buffet para a realização do trabalho, mas eu já vi decoradores sendo impedidos de entrar antes do horário e tendo que iniciar a montagem na rua.

Minha equipe e eu, por exemplo, quase sempre enfrentamos várias dificuldades que os clientes sequer imaginam: falta de espaço para guardar equipamentos, tomadas insuficientes, falta de mesa de apoio e, muitas vezes, até a necessidade de implorar por água e refeição. Vale lembrar que a maioria dos buffets cobra do cliente pelo nosso jantar. Então, exija seus direitos!

O uso de lasers também impede a realização do trabalho

5 – Pontualidade

Buffets costumam realizar duas festas no mesmo dia, o que exige uma rápida reorganização do espaço. Não raramente, isso gera atrasos.

Muitas mães me pedem para chegar um pouco mais cedo e fotografar a criança com a decoração antes da chegada dos convidados. No entanto, reforço que é necessário alinhar isso com o buffet e a decoradora para evitar imprevistos. Ainda assim, atrasos são comuns e podem comprometer as fotos planejadas.


Dicas extras

  •  Combine com o buffet uma visita durante um evento para observar como a equipe trabalha e como o espaço funciona quando está cheio.
  • Peça opinião a outros fornecedores. Decoradores, fotógrafos e DJs podem indicar bons lugares e outros pontos a serem observados.

Se você chegou até aqui, espero que este artigo ajude na escolha do local ideal para sua festa.

Um grande abraço, até breve e boa festa!

02 Abr 2025

BUFFET INFANTIL: 5 Detalhes que todo mundo esquece na hora de contratar um local para a festa da criançada.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

aniversárioinfantil buffetInfantil checklistdefesta dicasdefesta dicasdefotografo festainfantil fotografiadeeventos fotografiainfantil organizaçãodeeventos

Quem viu também curtiu

02 de Abr de 2025

CONTRATAR FOTÓGRAFO: 5 Perguntas Essenciais para Garantir Fotos Incríveis do Seu Evento

Me conta aqui. Como posso ajudar?
Logo do Whatsapp