Leia em 5 minutos
Fazendo a cobertura fotográfica de eventos há muitos anos, tive a oportunidade de frequentar dezenas de buffets infantis em São Paulo e arredores. Nessa jornada, presenciei uma série de situações das mais variadas possíveis. Muitas delas afetaram significativamente a experiência dos clientes e convidados em um dia muito especial, no qual tudo deveria ter sido perfeito.
Pesquisando sobre o assunto na internet, notei que existem muitas informações sobre como escolher um buffet, mas quase ninguém comenta sobre alguns pontos importantes que observo no meu dia a dia.
Foi por essa razão que decidi escrever este artigo, elencando cinco aspectos que quase ninguém lembra de checar antes de contratar um buffet infantil.
1 – Tamanho do espaço

Não é incomum chegarmos a um buffet onde as mesas estão tão próximas que as cadeiras quase se tocam quando os convidados se acomodam. Isso, por si só, pode não parecer um problema, certo? Entretanto, é preciso levar em consideração que haverá profissionais precisando circular entre os convidados, e a falta de espaço, além de desconfortável, pode ser estressante e até representar um risco de acidentes.
Garçons, animadores, fotógrafos, cinegrafistas e até os próprios convidados precisam de espaço para circular entre as mesas. Já pensou que um garçom servindo bebidas pode derrubá-las sobre seus convidados por um esbarrão causado pela falta de espaço?
Portanto, é fundamental que a área útil do local escolhido seja compatível com o tamanho da sua lista de convidados.
2 – Iluminação do espaço
Pode parecer estranho para alguns e óbvio para outros, mas o fato é que, dependendo do seu objetivo, um lugar muito escuro ou muito claro pode comprometer a experiência da sua festa.

Se o buffet é infantil, particularmente, não acredito que ambientes muito escuros sejam adequados. Espaços com pouca luz remetem ao sono e, dependendo do horário, humor e personalidade das crianças, a festa pode não ser tão animada.
Outro fator a ser levado em consideração é que, se você contratou fotografia ou vídeo, a iluminação é essencial para um bom resultado. É possível realizar o trabalho sem a luz ambiente ideal, mas isso impactará negativamente na qualidade final das imagens.
Paredes escuras ou excessivamente coloridas, com tons muito saturados também prejudicam as fotos. Já para o teto, preferimos branco!
Dica: Se a festa acontecer de dia, avalie a possibilidade de contratar um buffet com bom aproveitamento de luz natural, que é geralmente mais bonita que a artificial.
3 – Condição das instalações
Essa dica parece óbvia para a maioria das pessoas, mas observo um certo desleixo por parte de alguns buffets quando o assunto é a infraestrutura.
Alvará de Funcionamento da Prefeitura, Licença da Vigilância Sanitária e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros são documentos essenciais, embora muitas pessoas sequer pensem em solicitá-los. Além disso, alguns detalhes também não podem passar despercebidos:
- Banheiros: Verifique se há banheiros em número suficiente, se estão limpos, e se haverá limpeza durante o evento.
- Brinquedos: Confira se estão em boas condições, sem pontas expostas ou danos.
- Gerador de energia: Falta de luz acontece! Buffets sem gerador podem deixar você na mão.
- Outros detalhes: Cadeiras com pernas frouxas, mesa de bilhar suja e rasgada e projetor falhando podem gerar desconfortos e constrangimentos.

Repare como a foto acima teria um grande potencial estético não fosse a mesa de bilhar estar tão suja. A remoção dos riscos de manchas levam tempo e acaba saindo bem caro tratar individualmente todas as fotografias feitas nesse local
4 – Suporte aos fornecedores
Decoradoras, doceiras, animadores, DJs, fotógrafos, cinegrafistas, entre outros, dependem da receptividade do buffet para a realização do trabalho, mas eu já vi decoradores sendo impedidos de entrar antes do horário e tendo que iniciar a montagem na rua.
Minha equipe e eu, por exemplo, quase sempre enfrentamos várias dificuldades que os clientes sequer imaginam: falta de espaço para guardar equipamentos, tomadas insuficientes, falta de mesa de apoio e, muitas vezes, até a necessidade de implorar por água e refeição. Vale lembrar que a maioria dos buffets cobra do cliente pelo nosso jantar. Então, exija seus direitos!
O uso de lasers também impede a realização do trabalho
5 – Pontualidade
Buffets costumam realizar duas festas no mesmo dia, o que exige uma rápida reorganização do espaço. Não raramente, isso gera atrasos.
Muitas mães me pedem para chegar um pouco mais cedo e fotografar a criança com a decoração antes da chegada dos convidados. No entanto, reforço que é necessário alinhar isso com o buffet e a decoradora para evitar imprevistos. Ainda assim, atrasos são comuns e podem comprometer as fotos planejadas.
Dicas extras
- Combine com o buffet uma visita durante um evento para observar como a equipe trabalha e como o espaço funciona quando está cheio.
- Peça opinião a outros fornecedores. Decoradores, fotógrafos e DJs podem indicar bons lugares e outros pontos a serem observados.
Se você chegou até aqui, espero que este artigo ajude na escolha do local ideal para sua festa.
Um grande abraço, até breve e boa festa!